País tem 21 milhões de crianças em casas com problema de saneamento

De acordo com o IBGE, mais de 60% vivem com famílias de baixo poder aquisitivo e quase metade mora em casas sem rede de esgoto ou abastecimento de água ou coleta de lixo.

Uma pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (28) concluiu que 21 milhões de crianças brasileiras moram em casas em que falta pelo menos um dos serviços de saneamento básico.

A pista asfaltada, a calçada e a menos de dez metros, famílias inteiras dividem pequenos espaços à beira de um valão e com sujeira por toda parte. A dona de casa Viviane Oliveira mostra onde se abriga. Ela e a família, 11 pessoas.

“A gente fica com medo porque rato passa pelo telhado, às vezes quando está chovendo, a gente fica sem lugar para dormir porque pinga na nossa cama”, conta ela.

Dos quatro adultos que moram na casa, apenas a chefe da família, que é empregada doméstica e só volta para a casa à noite, tem rendimento certo. Ela recebe um salário mínimo por mês e é este o dinheiro que sustenta todas as crianças.

“Eles comem o que mais tem, é arroz, feijão, que nunca falta na mesa, né?”, diz a mulher.

Rose Albino é da Pastoral da Criança e não tem dúvida:

“A maior necessidade é o saneamento básico, educação e a nutrição é que não é adequada para idade deles”, aponta ela.

De acordo com o IBGE, crianças de 0 a 14 anos correspondem a 23,3% da população brasileira. Mais de 60% vivem com famílias de baixo poder aquisitivo e quase metade mora em casas sem rede de esgoto ou abastecimento de água ou coleta de lixo.

“Essa criança, que amanhã será um profissional, terá hábitos muito pouco urbanos e isso certamente diminui suas oportunidades e chances no mercado de trabalho”, analisa o economista da IBMEC Gilberto Braga.

“Já pensei muito em um dia sair daqui com as crianças. A maior necessidade deles é ter casa e isso aqui para mim não é casa”, lamenta Viviane.

 

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/11/pais-tem-21-milhoes-de-criancas-em-casas-com-problema-de-saneamento.html

 



Deixe um Comentário




Contato

Nature Engenharia e Meio Ambiente
Rua Clemente Garla, 315 - Sala 04
Jd. Portal do Sol | CEP 17.519-400 |
Marília/SP
Fone: (14) 3417-3884
Cel: (14) 99702-5071

contato@natureambiental.com.br

Escritório de Apoio
Avenida Rio Branco, 1300
Centro | CEP 17.800-000 |
Adamantina/SP
Fone: (18) 3522-1782
Cel: (18) 99678-9852


Newsletter


Erro! Por favor, corrija os campos Cadastrado com sucesso! Enviando

Siga-nos

   


Copyright © 2018 Nature Engenharia e Meio Ambiente - Todos os direitos reservados   |   Webmail