5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A importância desta comemoração é mais que evidente na atualidade, devido aos muitos problemas ambientais que enfrenta o mundo contemporâneo: poluição do ar e da água, efeito estufa, aquecimento global, mudança climática, desmatamentos, entre outros. Não era assim em 5 de junho de 1972, quando a data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de tratar sobre assuntos ambientais, que englobam todo planeta.

Naquela época, a ideia era dar mais visibilidade aos problemas ambientais, que ainda não tinham atingido proporções catastróficas, mas já revelavam seus perigos em potencial.

O maior problema era – e continua sendo – conciliar o equilíbrio ecológico com o desenvolvimento econômico, o crescimento dos países pobres e em desenvolvimento.

Neste ano o Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente o anúncio oficial foi feito pelo Diretor Executivo do PNUMA e pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil durante coletiva de imprensa realizada na sede do PNUMA em Nairóbi.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho. O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.

O Brasil receberá também, dentro de três semanas após o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem sucedida e um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta.

Desta forma, devemos fazer nossa parte e agir de forma sustentável e ecologicamente correta. Você também pode fazer a diferença. Pense nisso!

(Giuliano da Matta)



5 Comentários para esta notícia
  • Roberta
    5 de junho de 2012 at 18:20

    Muito pertinente a colocação sobre a data de hoje. É sempre importante lembrar que a preservação ambiental precisa entrar no cotidiano das pessoas! Parabéns pela matéria…


  • Dreyfus Bertoli
    6 de junho de 2012 at 1:58

    Não só pela data, mas o desenvolvimento sustentável deveria ter sido implantado a muito tempo, na consciência da população e lideranças. Muito bacana a matéria!


  • Ana
    6 de junho de 2012 at 2:12

    É lamentável um país como o Brasil ser sede de um encontro internacional como a Rio+20 tentando arrumar soluções sobre o meio ambiente, sabendo que nem mesmo dentro da cidade do Rio de Janeiro possui lugares preservados… sendo uma poluição visual passando por suas avenidas principais. Autoridades de outros países quando chegarem aqui no pais e se deparar com essa realidade irá ser uma vergonha para o povo brasileiro. antes de trazer um evento desses temos que cuidar do que temos, em vez de tentar achar soluções que não serão compridas certamente.


  • Ana Carolina
    6 de junho de 2012 at 2:20

    Muito bem colocado vc ter ressaltado a importância do dia de hoje. Hoje cada vez mais está em destaque o resultado de se trabalhar, consumir e criar novas formas de produzir menos resíduos e gerar melhor aproveitamento do que se consome e do que se gasta. Vamos tentar ser mais verdes, além de fabricar pessoas conscientes para um melhor futuro do nosso planeta.


  • Danieli
    6 de junho de 2012 at 14:05

    Realmente se cada pessoa tiver consciência e fazer sua parte teremos muito mais força para salvar nosso planeta e termos um mundo melhor…
    Ó tima matéria Giuliano!!!
    Parabéns!!!



Deixe um Comentário




Contato

Nature Engenharia e Meio Ambiente
Rua Clemente Garla, 315 - Sala 04
Jd. Portal do Sol | CEP 17.519-400 |
Marília/SP
Fone: (14) 3417-3884
Cel: (14) 99702-5071

contato@natureambiental.com.br

Escritório de Apoio
Avenida Rio Branco, 1300
Centro | CEP 17.800-000 |
Adamantina/SP
Fone: (18) 3522-1782
Cel: (18) 99678-9852


Newsletter


Erro! Por favor, corrija os campos Cadastrado com sucesso! Enviando

Siga-nos

   


Copyright © 2018 Nature Engenharia e Meio Ambiente - Todos os direitos reservados   |   Webmail