Diagnóstico e Monitoramento de Fauna e Flora

O monitoramento da fauna silvestre e da ictiofauna é especialmente valoroso para o entendimento de como as diversas populações de nossa fauna reagem, reagirão e/ou estão reagindo aos potenciais fatores negativos impostos pela implantação de um empreendimento ou pela ampliação de áreas já existentes. Tais levantamentos fornecem dados fundamentais a outros projetos de conservação ambiental/ecológica, como base para a tomada de decisões em planos de manejo ou implantação de corredores ecológicos entre outros. Levantamentos da ictiofauna são especialmente empregados em áreas atendidas pela aplicação de vinhaça em solos agrícolas, certamente o mais sério fator de ameaça às espécies aquáticas em geral.

 

Existe uma considerável variedade de metodologias e técnicas adequadas à identificação das espécies nos estudos de inventários e monitoramento de fauna, baseadas, de forma geral, no encontro visual de indivíduos e/ou seus vestígios, ou segundo relatos de moradores e/ou trabalhadores rurais. A execução e qualidade destes projetos são averiguadas pela empresa e pelos órgãos competentes de acordo com cronograma através de relatórios técnicos.

 

Vegetação Nativa e Reflorestamento

O monitoramento dos remanescentes de mata nativa presta-se ao conhecimento de suas reais condições, seja através de atributos ecológicos, fitossociológicos ou botânicos. É realizado por meio de técnicas de campo e laboratório para coleta e identificação das espécies vegetais que integram determinado ambiente, especialmente através das metodologias de parcelas permanentes e de quadrantes. Estes estudos são desenvolvidos dentro de parâmetros, métodos e cronograma estabelecidos pelo órgão requerente ou previstos em planos de monitoramento de vegetação, geralmente em remanescentes de maior valor ecológico.

 

O monitoramento de reflorestamentos é o acompanhamento do plantio e da condução de áreas reflorestadas, em grande parte nas margens de córregos, ribeirões e rios, para análise da recuperação real das áreas quanto à cobertura floresta e reocupação pela fauna local, especialmente aves e mamíferos. Este estudo é útil para detecção de possíveis fatores de ameaça e necessidade de adaptação da condução ou mesmo de replantio de pontos específicos nas áreas reflorestadas.



Contato

Nature Engenharia e Meio Ambiente
Rua Clemente Garla, 315 - Sala 04
Jd. Portal do Sol | CEP 17.519-400 |
Marília/SP
Fone: (14) 3417-3884
Cel: (14) 99702-5071

contato@natureambiental.com.br

Escritório de Apoio
Avenida Rio Branco, 1300
Centro | CEP 17.800-000 |
Adamantina/SP
Fone: (18) 3522-1782
Cel: (18) 99678-9852


Newsletter


Erro! Por favor, corrija os campos Cadastrado com sucesso! Enviando

Siga-nos

   


Copyright © 2018 Nature Engenharia e Meio Ambiente - Todos os direitos reservados   |   Webmail